Lins - Uma Cidade que Comemora as suas Tradições




 

Os Feriados Nacionais, Estaduais ou Municipais que afetam o cotidiano da cidade de Lins estão relacionados em seguida, para orientar, principalmente as atividades de lazer e os hábitos de consumo. 

 

 

DATAS NACIONAIS

 

1° de janeiro - Confraternização Universal

Flutuante - Carnaval - Ponto Facultativo - 3ª feira, em fevereiro normalmente

Flutuante - Paixão de Cristo - Feriado Municipal - 6ª feira entre março e abril normalmente

Flutuante – Páscoa - Domingo, entre março e abril normalmente

21 de abril - Homenagem a Tiradentes - Aniversário da Cidade

1° de maio - Dia do Trabalho

Flutuante - Corpus Christi – entre maio e junho, normalmente

7 de setembro - Independência do Brasil

12 de outubro - Consagração à N.S. Aparecida

2 de novembro – Finados

15 de novembro - Proclamação da República

25 de dezembro – Natal

 

 

DATAS ESTADUAIS

 

9 de julho - Revolução Constitucionalista

 

DATAS MUNICIPAIS

 

13 de junho - Consagração a Santo Antonio, Padroeiro do Município

 

Relacionadas aos feriados ou a outras datas significativas para grupos sociais específicos, temos em Lins várias festas, feiras e exposições permanentes, que são importantes para a vida turística da cidade. As principais são relacionadas em seguida.

 

 

FESTA DE SANTO ANTÔNIO

 

Festa em comemoração ao Santo Padroeiro da cidade de Lins. Iniciam-se as festividades no dia 7 de junho e vão até o dia 24 de junho, com várias atrações, entre elas destaca-se a quermesse que funciona todos os finais de semana do mês de junho, com atrações musicais e culinárias.

 

 

 

FESTA E ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

 

A partir de 2007, sempre durante o mês de maio, as tradicionais festividades do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima ganharam novas propostas, agregando: decoração e culinária relacionadas às tradições portuguesas.

 

 

FESTA DE PEÃO DO BOM VIVER

 

Uma festa que começou pequena no ano de 1997, com peões amadores. Na Terceira festa, grandes nomes consagrados do Rodeio Brasileiro já estavam presentes no evento, o que ocorre até hoje. A festa já assumiu proporções profissionais e exige um grande esforço da comissão, constituída por 11 pessoas, para sua organização. 

 

 

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

 

No dia 12 de outubro, festa litúrgica para comemorar dia da Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil cultuada pela Igreja Católica, ocorrem missas durante todo o dia. Nos finais de semana que antecedem este feriado nacional, são realizadas quermesses no salão paroquial da igreja dedicada à santa. 

 

 

EXPOAGRÍCOLA - EXPOSIÇÃO AGRÍCOLA DE LINS E REGIÃO

 

Trata-se também de uma festa tradicional, realizada já há cerca de 60 anos pela Associação Beneficente e Esportiva de Lins – ABCEL, localizada na Rua Duque de Caxias, 646. Cerca de 190 expositores de toda a região (Promissão, Guaiçara, Getulina, Guaimbê, Cafelândia, Pirajuí, Reginópolis) costumam participar do evento com a finalidade de divulgar e comercializar produtos hortifrutigranjeiros. Ao final da exposição, os produtos expostos são doados a entidades de utilidade pública locais, tais como: Casa da Criança de Lins, Grupo Linense de Combate ao Câncer e Asilo São Vicente de Paula. 

 

 

EXPOLINS

 

A Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Lins e região é um evento que possui estrutura de alto padrão, sendo organizada pelo Sindicato Rural e patrocinada por empresas de Lins e região. A festa conta com forte apoio da Prefeitura Municipal e traz ganhos para todos os setores da sociedade, sendo uma oportunidade para mostrar a força econômica de Lins.

 

 

Além dos shows musicais e exposição de maquinários agrícolas, de automóveis e de barcos, a EXPOLINS oferece oportunidades de negócios no Pavilhão Comercial, Pavilhão da Agricultura, Exposição de Animais, Torneio Leiteiro, Leilão de Gado, Praça de Alimentação e Parque de Diversões.





ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101