21 de dezembro de 2023

Adetec participa da inauguração do escritório da Rede API (Ambientes Paulistas de Inovação) em Sorocaba

Por Cíntia Papile

Gerente da Adetec, Flávio Anequini, esteve representando o Centro de Inovação Tecnológica de Lins e a Incubadora de Empresas de Lins, que integram Rede

A Rede de Ambientes Paulista de Inovação (API), associação que reúne atualmente 29 instituições entre parques tecnológicos, centros de inovação, distritos tecnológicos, incubadoras e aceleradoras de startups  - entre elas a Adetec, com o Centro de Inovação Tecnológica e a Incubadora de Empresas de Lins -, passa a contar com um espaço voltado a atendimentos, reuniões e encontros de seus integrantes, dentro de sua sede no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

A inauguração do novo escritório foi realizada no último dia 15, durante reunião de seus integrantes, ocasião em que também foi apresentado um balanço das ações realizadas ao deste ano, além de discussão sobre projetos futuros e anúncios como a aprovação de um projeto de políticas públicas junto à Fapesp, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. O gerente da Adetec, Flávio Anequini, esteve presente na inauguração representando a instituição e os projetos da Adetec que integram a API, como o Centro de Inovação Tecnológica e a Incubadora de Empresas de Lins. Flávio também foi eleito, em agosto, para compor a diretoria da API como Diretor de Associados.

 

Sobre a API

Formalizada oficialmente no dia 29 de agosto deste ano, a API tem como objetivo articular e conectar as ações realizadas como estratégia de fortalecimento da política e instrumentos de fomento à inovação operada pelos ambientes, almejando o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do Estado de São Paulo e do Brasil.

O encontro no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi o terceiro presencial após o lançamento oficial da Rede API, sendo parte da estratégia chamada API Encontros, em que reuniões presenciais em todos os ambientes serão realizadas para que haja cada vez mais sinergia e coalisão de entendimento das competências de cada um.

PTS como sede foi decisão estratégica

Paula Lima, diretora-presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), que realiza a gestão da incubadora de empresas USP-Ipen e dos ambientes de inovação da APTA, fez um balanço positivo sobre a atuação da Rede API ao longo de 2023 e destacou a importância de ter sua sede localizada em Sorocaba. “O ano de 2023 foi intenso, com muito trabalho e colhemos os frutos. Temos um longo caminho pela frente já no próximo ano, mas estamos muito confiantes. Foi estratégico termos escolhido a nossa sede em Sorocaba, no Parque Tecnológico, por conta do movimento que Sorocaba tem criado no ecossistema de inovação; pela proximidade da cidade de São Paulo, fácil acesso para as demais cidades do interior e também pelos incentivos de políticas públicas que o município oferece às startups e empresas voltadas à tecnologia e inovação”, destacou.

A diretora-presidente do Cietec também destacou sobre a aprovação de um projeto de políticas públicas junto à Fapesp, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “Tivemos a felicidade de receber a notícia da aprovação de nosso projeto de políticas públicas. É um projeto que foca na transferência de tecnologia de uma base de dados de uma plataforma, que vai abrigar todos os dados dos ambientes de inovação do Estado de São Paulo”, disse e completou: “Então, a ideia de termos essa plataforma de dados reunidos de uma forma organizada, é justamente para que a gente consiga ter de forma mais clara o cenário do ecossistema de inovação do Estado de São Paulo e a partir daí propor políticas públicas que auxiliem no desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, desses ambientes de inovação e, consequentemente, trazer benefício para a sociedade”.

Ainda durante o encontro, os integrantes da Rede API também realizaram uma visita para conhecer todo o ecossistema do Parque Tecnológico de Sorocaba, entre os quais o Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 (CET 4.0) e o Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 (LabX  4.0).

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »