ASSOCIADO ADETEC

Apol

Com intuito de melhorar a qualidade de vida e dignidade de homens e mulheres do campo, com a venda e valorização de suas produções, nasceu a Apol (Associação dos Produtores e Olericultores de Lins e Região), em março de 2008. Na época, com apenas 8 produtores e sem sede, a entidade se instalou em uma sala do prédio da Adetec. Atualmente, já são mais de 100 produtores associados de 32 municípios da região, fortalecidos pelo ideal da alimentação saudável e de qualidade, com a sede em um barracão no Jardim São Vicente.

Em quase 23 anos de atuação, a Apol conseguiu transformar produtores do campo em empresários rurais, com o apoio do governo do estado de São Paulo, por meio da CDRS (antiga CATI), da Prefeitura de Lins, do Sebrae, Senar e, agora também, pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Agropecuária e Agricultura Familiar de Lins e Região, gerido pela Adetec. Além disso, a Apol também é empresa associada à Adetec. 

“Os produtores associados da Apol recebem assistência técnica, capacitação e treinamento, resultado disso é que nossos sócios estão cada vez mais especializados no manejo com as lavouras. E o olericultor especializado surge como resposta ao desenvolvimento econômico, que acarreta aumento na demanda e maior exigência na qualidade dos produtos, quanto ao aspecto, ao sabor e à riqueza em vitaminas e nutrientes minerais. O consumidor vem apresentando cada vez maior consciência na escolha de sua alimentação”, afirma Juvanildo Silva, diretor da Apol e da Adetec.

A Apol possui o Selo da Agricultura, que garante a origem dos produtos, além de contribuir para a promoção da sustentabilidade, da responsabilidade social e ambiental, e da valorização da produção regional e da cultura local. A entidade ainda faz parte do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) e da Rede Sans, que consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Produtores capacitados e atualizados

Os associados da Apol são produtores familiares que se dedicam à olericultura há décadas e grande parte da produção é cultivada em ambientes protegidos (estufas) e em Hidropônia, tornando os produtos mais competitivos, com clientes como prefeituras da região, supermercados, o 37º BIL, entre outros.

Desde 2021, a Apol integra o APL de Lins e região, gerido pela Adetec, proporcionando diversos benefícios aos produtores, com eventos de capacitação, Dias de Campo, orientações e acompanhamento com especialistas, acesso a novas tecnologias e inovações do ramo, entre outras vantagens. “A parceria é importante porque trabalhamos com pequenos produtores, e é onde a tecnologia, inovação e novas técnicas chegam por último. E por meio do APL, Adetec, Sebrae, universidades, com a Jacto também, essas informações e tecnologias estão chegando mais rápido para os produtores e isso ajuda muito”, relata Juvanildo.

 

APOL: braço forte da agricultura regional 

Visite o Site e o Instagram

 

 

A Adetec utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação. Saiba mais »