Ensaios de Campo: Uma Necessidade Para as Ciências Agrárias

Data da publicação 14/02/2016



Na área da Engenharia Agronômica, a experimentação de campo tem como objetivos, avaliar as variáveis e testá-las nas condições que os agricultores encontram no seu dia-a-dia, como por exemplo, teste de variedades ou cultivares, doses ideais de insumos, métodos de controle de pragas e doenças, desempenho de novos produtos, entre outros.

 

Na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário do Unisalesiano de Lins estão sendo montados, por meio de parcerias com empresas da área agrícola, campos experimentais que visam testar as variáveis mencionadas anteriormente nas condições de clima e solos de Lins e região, além da transferência de tecnologia entre faculdade, empresa e produtor.

 

Uma destas parcerias foi iniciada em dezembro de 2015, com o Grupo CLEALCO, um dos principais grupos sucroenergéticos da região noroeste do estado, e a empresa Syngenta, multinacional do ramo agrícola. Esta parceria foi idealizada pela iniciativa do aluno de graduação em engenharia agronômica José Vanderlei, Gerente Agrícola do Grupo CLEALCO, e os Engenheiros Agrônomos Fabiano Lucas Gomes da Usina CLEALCO e Luís Sutherland da Syngenta.

 

 

A parceria consistiu na implantação de um campo com quatro variedades de cana-de-açúcar, as quais servirão de base e fornecimento de materiais para futuros experimento com a cultura. A instalação ocorreu através do plantio de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar fornecidas pela empresa Syngenta. Além do aluno José Vanderlei, do agrônomo da Usina CLEALCO Fabiano Gomes, os professores Eng. Agr. Harumi Hamamura e Eng. Agr. José Eduardo Sória e a colaboração do sr. Aparecido Carvalho, funcionário da Fazenda do Unisalesiano de Lins.

 

Através de projetos como este, o Unisalesiano de Lins visa proporcionar aos alunos do curso de engenharia agronômica, as bases para a experimentação e sua importância para a produção agrícola, como no presente caso, poderão acompanhar e avaliar o desenvolvimento do mesmo.

 

Prof. Eng. Agr. José Eduardo Sória - UniSalesiano - Lins

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101