Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Data da publicação 26/10/2015



ADETEC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre anualmente, sempre durante uma semana de outubro, e acontece no Brasil desde 2004, com êxito e participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e de ensino.

 

Pela primeira vez ocorreu em Lins, entre os dias 19 e 23/10, com organização da Fatec Antônio SEABRA, sob coordenação regional do professor Lourenço Magnoni Junior e apoio de vários parceiros, com destaque para a Prefeitura Municipal de Lins.

 

As atividades foram bastante variadas: 30 palestras na semana, 20 cursos de curta duração, apresentação de trabalhos de iniciação científica e uma feira, a “Festa da Ciência”, o principal evento da programação, que foi realizada no dia 22/10, com a participação da FATEC, da Unilins, do Salesiano, da ETEC, da ADETEC e visita de alunos do ensino fundamental e colegial de Lins.

 

 

Das palestras, podemos destacar a realizada, em 19 de outubro, com o tema Inovação e Empreendedorismo, ministrada por Viviane Faustini, coordenadora do Hotel de Projetos da Incubadora. Participação de 150 alunos da Unilins.

 

Todos os eventos foram oferecidos gratuitamente a toda comunidade, inclusive a “Festa da Ciência”, uma feira aberta e com experimentos, atrações lúdicas, educativas e interativas.

 

Estiveram na Feira duas Startups do Hotel de Projetos, da Incubadora de Empresas de Lins. André Parra, com o projeto Gamer Society – rede social para jogos e Juliel Dourado – com o projeto Math Gear – ensino de matemática por meio de jogos.

 

 

 

Professores e alunos da FATEC expuseram maquetes de simulação para produção de energia Eólica, Drones, pequenos Robôs construídos por alunos da faculdade, Jogos Digitais, entre outros.

 

A exposição recebeu mais de mil alunos das mais diversas escolas de Lins. De acordo com o professor Lourenço, a ideia é proporcionar oportunidade à comunidade e articulação com outras esferas da área educacional. “No próximo ano queremos ampliar as atividades. É um projeto piloto em Lins e pode ser realizado em outra instituição também”, esclarece.

 

 

O evento nacional é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a finalidade principal é mobilizar a população, incluindo adolescentes, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Marcelo Gomes

Formado em Jornalismo e Comunicação Social. Atualmente presta serviços à Incubadora de Empresas.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101