Alunos do SENAI Finalizam Programa Desafio ADETEC

Data da publicação 12/06/2015



Alunos do Centro Formação Municipal finalizam programa Desafio ADETEC

 

Entre as várias atividades empreendedoras promovidas pela ADETEC aos alunos do Centro Formação Municipal (SENAI), no período de março a junho, cerca de 90 alunos do curso de Administração participaram do processo de capacitação empreendedora intitulado Desafio ADETEC de Empreendedorismo.

 

 

O programa surgiu em uma das atividades de formação empreendedora. No workshop de Modelagem de Negócios ministrado pelo coordenador  e analista da Incubadora, Flávio Anequini e Viviane Faustini.

 

 Impressionada com o interesse dos alunos, Viviane lançou um desafio para que formassem grupos e criassem empresas inovadoras.

 

Assim começou o Desafio ADETEC, que contou com o  investimento de profissionais de outras áreas para ampliar o conhecimento aos alunos.

 

Foram realizados cursos de formação na área de marketing digital, modelo de negócio, PITCH (como fazer uma apresentação), finanças, pesquisa de mercado e ainda contaram com a orientação dos professores.

 

Os profissionais da ADETEC acompanharam o passo a passo para a criação dos 17 modelos de negócios, orientando os grupos para moldarem suas estratégias e criarem produtos com possibilidades de validação no mercado. Deste total foram selecionados 09 projetos para a etapa final.

 

 No dia 11 de junho, na sede do Centro de Formação Municipal (SENAI Lins), os 09 projetos de negócios foram apresentados a uma banca examinadora formada por profissionais de empresas parceiras (JBS e Usina Lins), professores do SENAI e consultores da Incubadora de Empresas. Do total, três projetos foram melhores pontuados, levando em conta a apresentação, capacidade de convencimento, viabilidade de negócio, qualidade de pesquisa de mercado, utilização das mídias sociais e potencial de sucesso. E, foram contemplados com troféus e brindes.

 

 

 

Para Flávio Anequini, o projeto terá continuidade em outras escolas. Estamos em um caminho onde o resultado foi o comprometimento, mudança de comportamento, criatividade e riqueza de convivência. “Mais que simular todo o processo de criação de uma empresa conseguimos disseminar a cultura empreendedora. Eles já mudaram o rumo de seus pensamentos. Aos 16 e 17 anos sabem como é criar uma empresa e todo o trabalho necessário de estruturação. Serão profissionais ou futuros empreendedores com capacidades diferenciadas”, afirma.

 

Lucas Alcantara, analista de desenvolvimento RH, da Usina Lins, contrata alunos em formação e acompanha o processo de formação pessoal, acompanha o rendimento escolar dos alunos, frequência, potencial e resultados. “É importante ir além do conteúdo da grade curricular. Eles foram a campo, pesquisaram e se dedicaram. Acredito que esse é o diferencial do projeto entre as suas varias opções”, avaliou.

 

As alunas Liandra de Almeida e Karla Danielle, 16 e 15, estão surpresas com o resultado. “Foi muito difícil. Nas horas mais tensas o pessoal da ADETEC sempre apontava um caminho, uma solução. Erramos, concertamos e acertamos. Agora temos uma visão de negócio totalmente diferente. Parece mais claro agora”, finalizam.

 

Já o professor Amauri Antônio Ferreira, destaca a vivência do negócio como oportunidade de entendimento de partes burocráticas de forma mais suave.

 

Vivane Faustini, analista de Incubadora, ficou surpresa com tanta motivação. “Chegamos o mais próximo possível da realidade. Criamos um desafio e eles superaram todas as expectativas. São comprometidos e criativos, todos. Sem contar a riqueza que foi a convivência no período de trabalho. Saio revigorada”, inclui.

 

 

O Centro Municipal de Formação Profissional – SENAI/Lins é mantido pela Prefeitura de Lins e tem como gestora dos cursos para jovens aprendizes, a ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins) e oferece cursos profissionalizantes abertos à comunidade e, também, cursos exclusivos para atendimento às empresas.

Marcelo Gomes

Formado em Jornalismo e Comunicação Social. Atualmente presta serviços à Incubadora de Empresas.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101