Delegação linense visita Parque Tecnológico de São José dos Campos

Data da publicação 03/11/2014



 

Uma comitiva formada por representantes de Lins visitou as instalações do Parque Tecnológico de São José dos Campos, dia 16 de outubro. Presentes o prefeito Edgar de Souza, o presidente a ADETEC, André Fassa, o coordenador da Incubadora de Empresas, Flávio Anequini e o gerente de inovação da ADETEC, Valter Dal Bello.

O grupo foi acompanhado pelo diretor geral do Parque Tecnológico, dr. Marco Antônio Raupp, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, e pelo diretor técnico do Parque Tecnológico, Sr. Elso Alberti Junior, que apresentaram a estrutura física e tecnológica dos centros de pesquisas, Incubadora de Empresa e indústrias instaladas. Também as universidades e centros de estudos que utilizam do aparato local para desenvolverem pesquisas científicas nas diferentes áreas do conhecimento. O modelo de gestão permite oferecer aos parceiros assistência na captação de recursos junto às agências financiadoras de projetos.

Para o prefeito Edgar de Souza, a visita proporcionou conhecimento e inspirações. “Para desenvolver nossa cidade é importante ter acesso a modelos consolidados de parques tecnológicos. Assim temos inspiração e conhecimento para ampliar nossos passos. Hoje, estamos em fase de elaboração e estudo de viabilidade, com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), para a criação do nosso Centro de Inovação Tecnológica”. 

 

 

Segundo Valter, o local oferece todas as funções que desejamos para Lins. “Ambiente integrado a empresas e faculdades. Vejo que a nossa concepção de organização está no caminho certo. Em momentos diferentes, com menor porte, mas por caminhos iguais”, relatou.

 

Flávio Anequini, coordenador da Incubadora de Empresas, entende que o Parque é um grande exemplo que podemos adequar a nossa realidade. “É muito importante para nossa referência, a troca de informações sobre captação de recursos e sobre o conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas que existem por lá”, detalha.

 

O objetivo da visita faz parte da missão da ADETEC, que é viabilizar empresas competitivas, inovadoras e de sucesso. Apoiar o desenvolvimento econômico/social e difundir a cultura empreendedora na região, contribuindo assim para a evolução sustentada de Lins e região.

Marcelo Gomes

Formado em Jornalismo e Comunicação Social. Atualmente presta serviços à Incubadora de Empresas.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101