Hotel de Projetos Recebe Investimento da ADETEC

Data da publicação 24/09/2014



O Hotel de Projetos(HP), programa de pré-incubação da Incubadora, cuja gestora é a Adetec, investe na formação e desenvolvimento de projetos de alunos universitários e técnicos, com perfil inovador. O objetivo é preparar jovens empreendedores e incentivar a transformação de ideias em oportunidades de negócios.

 

Além da qualificação, o HP disponibiliza, sem custos, um espaço físico, onde os empreendedores desenvolvem os seus projetos e compartilham as suas experiências.

 

No processo de formação são aplicadas a metodologia “Lean Startup” (criação de modelos de negócios enxutos, projetados para validar as ideias no mercado) e o método “Canvas”, que permite ao empreendedor descrever a lógica da criação do seu negócio, contemplando aspectos relacionados ao planejamento de forma simples e objetiva.

 

A construção do modelo de negócios é realizada através de pesquisa de mercado, análise de viabilidade, vivência e conhecimento na prática, com acompanhamento da equipe da Incubadora e Centro de Inovação. “Se não deu certo o empreendedor busca outra opção. Esse é o processo chamado de pivô. Ocorre quando a ideia não é viável. Então, é hora de trabalhar outra opção, com maior possibilidade de sucesso”, detalha a consultora Viviane Faustini.

 

Os jovens empreendedores iniciam os trabalhos indo a campo e realizam pesquisas qualitativas, identificando oportunidades a partir das necessidades e interesses do seu cliente.

 

Para Flávio José Anequini, gerente da Incubadora, as instituições de ensino são um celeiro de boas ideias e o hotel de projetos, auxilia o empreendedor a desdobrar a ideia numa oportunidade, proporcionando a criação de novas empresas (startups).  “Temos uma equipe competente, utilizando o que há de mais avançado em termos de metodologias para estimular os empreendedores e apoiá-los na construção de empresas inovadoras. Estamos no caminho certo, apoiando os jovens, as suas ideias, retendo talentos e construindo empresas para o futuro”, concluiu Flávio.

 

Oportunidade de Investimento

 

Outro aspecto importante para a viabilização dos empreendimentos é a busca por investidores que possam aportar recursos nos projetos. Para tanto a Adetec está buscando aproximar-se de investidores que tenham interesse em participar do programa e fazer investimentos nas Startups.

 

 

Muito utilizado pelos jovens empreendedores, o termo Startup refere-se empreendimento em fase inicial, normalmente de base tecnológica, e que conta com ideias inovadoras e promissoras.

 

As Startups oferecem grandes riscos, mas têm uma expectativa de crescimento maior ainda, o que atrai o interesse de capitais externos ao negócio. A ADETEC trabalha, também, para estabelecer essa ligação entre ideia e capital.

Marcelo Gomes

Formado em Jornalismo e Comunicação Social. Atualmente presta serviços à Incubadora de Empresas.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101