Você conhece Lins? LUGAR CONHECIDO SIM

Data da publicação 07/08/2014



A mudança começa em nós. CONHEÇA SUA CIDADE, CONHEÇA LINS!

 

Quantas vezes já perguntaram a você: “O que tem em Lins?” e você sempre responde com as mesmas palavras: NADA!

 

Tenho 19 anos, e essa resposta está cada vez mais frequente entre os jovens, os que serão responsáveis pela construção da cidade no futuro.

 

Já presenciei isso incontáveis vezes, e falando sinceramente, eu já respondi dessa forma também quando não conhecia a cidade. Não precisa se culpar; este o texto foi criado para oferecer uma nova forma de ver a situação.

 

Muitas vezes nós Linenses não conhecemos o que nossa cidade oferece de bom, há várias belas iniciativas em Lins, porém muitas vezes desconhecemos. Já parou para pensar quantos turistas, investidores, valiosas pessoas que poderiam conhecer Lins deixaram de lado sua vontade de conhecer a cidade por não sabermos expor o que nossa Lins oferece?

 

Com uma simples resposta positiva, dizendo os pontos que se destacam pode fazer toda a diferença.

 

O que sempre é dito a todos os investidores é que tragam novos empreendimentos para a cidade, para que invistam aqui e gerem novos empregos, mas pense, se os próprios moradores de Lins vendem uma ideia da cidade onde vivem de forma negativa, como podemos vender a ideia para um empresário que investir em Lins é uma ótima opção? 

 

Toda mudança em qualquer ambiente, começa por PESSOAS. As pessoas é que GERAM a mudança, o impacto, A INOVAÇÃO.

 

Cada um, em qualquer lugar, pode começar uma mudança aplicando as palavras de Mahatma Gandhi: Seja a mudança que deseja ver no mundo. Se deseja ver o fim da corrupção, comece sendo honesto. Se deseja ver a paz no mundo, comece criando um ambiente de paz.

 

 

Se você quer que Lins melhore, comece a gostar da sua cidade, e gere belas iniciativas nela.

 

Não estou fazendo política, e nem quero. Essa é uma iniciativa para que comecemos a ver as coisas com outros olhos, ver o copo meio cheio, deixar esse pessimismo de lado, começar a ter orgulho de onde vivemos e crescemos.

 

Eu acredito que a partir do momento que você coloca seu foco nas coisas boas, elas começam a surgir ainda mais. Assim acontece com as coisas ruins também. Nada é perfeito, mas tudo pode melhorar. Essa mudança em nossa mente faz toda a diferença!

 

Exemplos de coisas boas em Lins que podemos ressaltar:

 

                  Legenda: Entrocamentos multimodais

 

Logística: Lins é destaque pela sua localização estratégica. Os entroncamentos multimodais permitem integrar o transporte por rodovias, ferrovias e sistema hidroviário até os portos de Santos e São Sebastião, e os aeroportos de Campinas e Guarulhos. Está no ponto onde se cruzam as ligações que vão do norte e o sul do país e de leste a oeste de São Paulo; de Belém a Porto Alegre, de Santos à divisa com a Bolívia.

 

 

Lins é destaque na educação. As instituições municipais e estaduais atendem a mais de 11.400 alunos até o nível médio.

 

Lins se destaca também na formação de mão de obra qualificada. Conta com três universidades privadas e uma pública com diversas áreas de formação. São ao total oferecidos 38 cursos de graduação, em que estão matriculados mais de 5.240 alunos e ainda 50 cursos de pós graduação e de capacitação, que contam com 2.000 alunos matriculados.

 

                       Legenda: Horto Florestal de Lins

 

Meio Ambiente:

 

O Horto Municipal conta com trilhas ecológicas e viveiros de mudas, e onde está o Centro de Educação Ambiental, que recebe visitas de escolas de diversas cidades do Estado todos os meses.

 

E ainda tem mais, Lins aparece em posição de destaque entre os 645 municípios paulistas no programa “Município Verde Azul”. O saneamento é destaque: 100% da água é tratada e 100% do esgoto coletado também. Representantes de empresas de saneamento de países da América Latina já vieram a Lins para observar a operação dos serviços, que tem a Sabesp como concessionária.

 

 

                  Legenda: Foto Museu Histórico e Arqueológico de Lins

 

Turismo:

O avanço do turismo de negócios tem levado a constantes investimentos por parte dos hotéis. A realização de eventos que atraem centenas de visitantes ao município despertou a atenção de redes hoteleiras reconhecidas no país e no mundo, como o Blue Tree Park e o Ibis. A cidade também destaca-se por suas águas termais.

 

Como opções de entretenimento, os turistas podem conhecer o Roteiro Rural do Campestre, que leva a sítios, um orquidário e uma sorveteria, bem como o Museu Histórico e Arqueológico de Lins, que oferece novas exposições constantemente.

 

Existem muitas outras iniciativas; pesquise a respeito que com certeza encontrará! Ressalte as belas iniciativas de nossa cidade.

Agora que você conhece algumas das opções que Lins se destaca oferecendo na próxima vez que perguntarem à você, fale bem da nossa cidade.

 

 #WeLoveLins #LugarDesconhecidoNuncaMais

 

Edivaldo Campos

Agente de Inovação na ADETEC, grande paixão por empreendedorismo e inovação, Estudante de Engenharia Civil, Presidente 13-14 e 14-15 e Sócio Fundador do Rotaract Club de Lins. Tem 19 anos, é Linense, gosta de escrever nos momentos livres e tenta fazer a diferença inovando.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101