Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico nasce na ADETEC

Data da publicação 17/07/2014



O GADE (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico de Lins) foi constituído em um fórum realizado nas dependências da Adetec/Lins, no dia 14 de julho de 2014.

 

A organização surgiu a partir do interesse comum de representantes de diversos segmentos do setor produtivo de Lins, com o objetivo de levantar propostas para acelerar o crescimento do município nos próximos anos.

 

Apoiados pela ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Lins) e Sindicato dos Contabilistas foram realizadas duas reuniões, no final de 2012, com a participação do prefeito Edgar de Souza e do vice-prefeito Rogério Barros.

 

Inicialmente aos governantes foram expostas propostas em prol do desenvolvimento econômico e social - de forma sustentável. E elaborado um documento, com o titulo “Perspectivas e Proposições para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Lins”. O documento pautou 26 ações, entre elas, a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Profissionalização da Administração Pública, desenvolvimento de um plano Econômico sustentável, revisão do Código Tributário, articulação junto ao setor sucroalcooleiro e projetos para melhorar a autoestima da cidade.

 

No fórum de criação do GADE o vice-prefeito Rogério Barros, apresentou um relatório de respostas sobre os apontamentos e sugestões incluídos nas 26 ações propostas.

 

Da reunião foram constituídos um Comitê Executivo e quatro Grupos de Trabalho, com o objetivo organizar, formatar ideias, avaliar o que é necessário, o que vale a pena estudar e possivelmente projetar.

 

É função do GADE: manter plano de ação com canal aberto de comunicação constante, diálogo permanente com empresários, empreendedores e criar estratégias de discussão com a comunidade.

 

 De acordo com o prefeito Edgar de Souza, a proposta é pensar o futuro da cidade, com compromisso e resultado. “O GADE é um projeto para a concepção do Conselho de Desenvolvimento Econômico local, com foco em resultados. Queremos críticas e sugestões e pessoas interessadas em pensar o futuro da cidade”, almejou.

 

A concepção da Adetec, representada pelos profissionais Flávio Anequini, Valter Dal Bello e André Fassa, está expressa no desafio colocado durante a apresentação dos objetivos do GADE: “Qual a cidade que desejamos e o que podemos fazer para construí-la?”

 

O encontro contou com a participação de 40 pessoas, entre elas, representantes da Adetec, Prefeitura (Prefeito, Vice-Prefeito e SEDESU), Sincomércio, Sindicato dos Contabilistas, SENAG (Associação dos Engenheiros. Arquitetos, Agrônomos da Região de Lins), Associação Comercial, Instituições de Ensino, vereadores e empresários.

 

 

Marcelo Gomes

Formado em Jornalismo e Comunicação Social. Atualmente presta serviços à Incubadora de Empresas.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101