Workshop da Inovação na ETEC seleciona projetos inovadores

Data da publicação 02/06/2014



Os organizadores do III Workshop da Inovação, promovido pela escola ETEC de Lins, anunciaram os projetos melhores pontuados, em cerimônia festiva realizada na escola, dia 22 de maio.

Dos dezenove projetos inscritos, dez foram selecionados e passaram por uma banca examinadora integrada por professores, representantes da ADETEC e parceiros.

E os três melhores pontuados receberam medalhas, certificados e bolsas de estudo de inglês e informática - para parte dos premiados.

O fator principal, uma nova etapa, é o processo de avaliação por parte da Incubadora de Empresas, com a finalidade de incluí-los no programa de pré-incubação.

Outros projetos, além dos melhores classificados, virtualmente podem passar pelo mesmo processo.

O workshop é um convite para o aluno buscar caminhos que possam diferenciar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Trabalhos Gerais (TG), com perfil inovador e empreendedor.

E a ADETEC, por meio da Incubadora, apoia oferecendo suporte técnico e administrativo, habilitando os alunos a transformar suas ideias em oportunidades de negócios.

Durante o evento, o diretor da escola ETEC/Lins, Rodrigo Pagano, destacou o empenho dos alunos e profissionais envolvidos. E também evidenciou o envolvimento da Adetec. “O Workshop da Inovação destaca a nossa escola. E o diferencial, certamente, é a experiência dos profissionais da Adetec. Acredito que grandes ideias não podem ficar dentro de uma gaveta, por isso buscamos dar oportunidades”, ressaltou.

Flávio Anequini, coordenador da Incubadora, incentivou os alunos em seu discurso. ”Todos se saíram muito bem. Quem quer busca a independência financeira tem que ser observador e ter planejamento para construir na vida um futuro melhor. Ser empreendedor é correr riscos calculados. E dentro da Incubadora fortalecemos esse objetivo”, conclui.

O projeto vencedor – Sistema para Acessibilidade a Deficientes Visuais -, é um sistema de som que tem como objetivo facilitar o deslocamento do usuário de transporte coletivo – destinado a deficientes visuais. Uma ideia baseada em um sistema já utilizado em Londres, mas com adaptações e atendendo às necessidades de possíveis usuários da cidade. “Fizemos pesquisa com deficientes visuais, por meio de entrevistas, e o resultado foi motivador. Por isso concluímos o projeto”, contou o grupo.

Classificação:

Terceiro colocado: Ferramenta de Compra e Venda de celulares e smartphones, pela internet. Projeto de responsabilidade dos alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte de Computadores

Segundo Colocado: Sistema de Controle de Produção (equipamento de informação gerencial para a indústria) – projeto dos alunos de curso  Técnico em Administração;

Primeiro Lugar: Projeto: Sistema para Acessibilidade a deficientes visuais. Criado pelos alunos do curso Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101