Finalistas recebem premiação do projeto Empreendedor do Futuro

Data da publicação 10/03/2014



Em cerimônia realizada na tarde da última quinta-feira, 28 de novembro, na Incubadora de empresas, foram entregues os prêmios aos melhores classificados do projeto Empreendedor do Futuro: 3º Colocado, Chips de Batata Doce Assada (Etec Lins), uma câmera digital para cada membro do grupo; 2º Colocado, Sistema de Controle de Acesso Veicular (Fatec Lins), um HD externo para cada membro do grupo, e o 1º Colocado, CR-AutoHouse – Acessibilidade Residencial Por Voz (Etec Cafelândia) recebeu um tablet.

Todos poderão ser incluídos no programa de pré-incubação da Incubadora de Empresas. Depende da disponibilidade e interesse de cada grupo.

O primeiro colocado é Carlos Roberto dos Santos, 16 anos, encerrou o curso técnico de informática na ETEC de Cafelândia em 2013.

Desenvolveu o aplicativo de comando de voz. Com tudo devidamente instalado pode realizar muitas tarefas à distância: acender a luz da residência; portas; ar condicionado; tudo que for eletrônico. Basta acionar por meio de um tablet ou computador.

O objetivo da sua criação é ajudar a quem precisa de acessibilidade ou mesmo aos que preferem a comodidade. “Vou continuar meus estudos, agora na faculdade, e quero receber orientação da Incubadora para montar o meu próprio negócio”, informa.

De responsabilidade da ADETEC, Incubadora de Lins, FATEC e ETEC Lins, o projeto Empreendedor do Futuro teve a sua primeira edição em 2013. O objetivo é fomentar o espírito empreendedor e despertar novas vocações na comunidade acadêmica em Lins e região. Destinado aos alunos de instituições de ensino superior, técnico e profissionalizante, abrangendo as cidades de Lins, Penápolis, Cafelândia, Marília e Garça.

As apresentações ocorreram dia 31 de outubro, na Incubadora de Empresas de Lins, e os grupos pré-selecionados apresentaram os projetos às bancas de avaliação.

Dos dezessete projetos selecionados, oito passaram para a fase de entrevistas e três selecionados para a fase final. Chegando ao seguinte resultado:

Para Fabio Meira, professor da ETEC, além da oportunidade aos melhores colocados, de pré-incubar na Incubadora de Empresas de Lins, os outros grupos participantes também receberão, se assim desejarem, assistência para aprimorar seus Modelos de Negócio para que possam apresentar para pré-incubação, seja em Lins ou nos outros municípios.



Denise Nogueira Paulino, professora/coordenadora, ETEC Lins, valoriza a qualidade dos projetos e motivação dos alunos. “O primeiro trabalho também serviu de referência. O projeto abre espaço para oportunidade de boas ideias e vai ao encontro do nosso projeto maior – Inovação”, finaliza.



Flávio Anequini, coordenador da Incubadora de Empresas, entende que a proposta alcançou o objetivo esperado. “Recebemos projetos com características inovadoras. E o mais importante, com potencial de negócio”, especifica.



O Projeto Empreendedor do Futuro busca revelar empreendedores inovadores, dar visibilidade e capacitação a estudantes com características empreendedoras. Os finalistas têm, não apenas a credibilidade conferida pelas instituições parceiras que organizam o projeto, mas também recebem cursos, consultorias e o "networking” (rede de contato) para solidificar a base do seu projeto empreendedor.

Marcelo Gomes

Formado em Jornalismo e Comunicação Social. Atualmente presta serviços à Incubadora de Empresas.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101