Resultados e Ações Desenvolvidas em 2013

Data da publicação 07/03/2014



Em 2013, a ADETEC e a Prefeitura de Lins viabilizaram ações importantes, com resultados expressivos nos três programas gerenciados pela Agência: a Incubadora de Empresas e o Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação – NAGI, localizados no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação - CDTI, e a Escola Vida e Trabalho – EVT, localizada no Centro Municipal de Formação Profissional SENAI.

 

A Incubadora de Empresas de Lins contabilizou três graduações de empresas (Novo Paladar, Help Calibração e Tecna - Soluções em Informática)

 

Segundo Flávio Anequini, coordenador a Incubadora, o Edital para inclusão de empresas manteve-se aberto, com a realização de 75 atendimentos que proporcionaram a associação, incubação e pré-incubação de 16 empreendimentos.

 

Foram realizadas pela Incubadora mais de 460 horas de consultorias em gestão empresarial (finanças, marketing, gestão de pessoas), jurídica, comunicação, melhoria de produtos / processos e elaboração de planos de negócios, atendendo 17 empreendimentos incubados, pré-incubados e associados no período.

 

A Incubadora organizou, também, quinze eventos abertos à comunidade (Happy Hour Empresarial, Café do Empreendedor, Empreendedor do Futuro, visitas às escolas, Workshop de Inovação, participação nas comemorações do Dia Mundial da Água e Pedágio Ambiental), além de oito cursos de formação em gestão empresarial e oito palestras sobre empreendedorismo para alunos da FATEC, ETEC, UNILINS e escolas particulares, estaduais e municipais, atendendo cerca de mil pessoas.

 

Com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo por meio de seleção e valorização das atividades organizadas pelos alunos e professores nos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e Trabalhos Gerais (TG), a ADETEC formalizou, no último ano, Convênios de Cooperação Técnico-Educacional com o Centro Paula Souza, por intermédio de suas escolas locais: a ETEC (Escola Técnica de Lins) e a FATEC (Faculdade de Tecnologia de Lins). Com o mesmo objetivo, convênio idêntico também foi firmado com a UNILINS.

 

Os convênios permitiram o fomento de programa de pré-incubação de projetos na Incubadora e nas próprias instituições. Como resultado, foram selecionados e apoiados quatro projetos da ETEC e um projeto da FATEC. Para o início de 2014 foram selecionados mais dois projetos da ETEC, que estão sendo pré-incubados na Incubadora.

 

Paralelamente ocorreu a realização do Projeto Empreendedor do Futuro, com a realização de um Concurso de Planos de Negócio para alunos das Instituições de Ensino Superior, Técnico e Profissionalizante, de Lins e região. Como resultado 17 projetos foram inscritos, sendo que os três primeiros colocados receberam prêmios e foram selecionados para o programa de pré-incubação.

 

Outra parceria firmada pela ADETEC foi com a UNESP de Araraquara, que apresentou um Diagnóstico Técnico das empresas incubadas, por meio do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) e do Sistema Integrado de Respostas Técnicas (SIRT). Os relatórios e as notas técnicas geradas neste diagnóstico resultaram em mudanças eficientes em várias das empresas envolvidas. Como exemplo, o empresário Fernando Albino, da empresa Novo Paladar, melhorou a modulagem dos cones pizza e doce. “Nos ofereceram, como sugestão, uma máquina semiautomática para substituir a que usávamos. O trabalho de um dia passou a ser feito em duas horas”, contou.

 

Com relação ao Centro Municipal de Formação Profissional/SENAI, a Escola Vida e Trabalho gerida pela ADETEC formou 72 alunos no ano de 2013. Durante o ano, esses cursos permitiram a contratação de 121 alunos pelas empresas da região. A Marfrig contratou 51 alunos, a Renuka 16, a Sabesp 16, a JBS 19, a Usina Lins 06, a Rimet 3, a MSP 6 e a Engepesa 4. Para 2014 está prevista a formatura de 41 alunos remanescentes dos cursos iniciados no 2º semestre de 2013 e a sequência com novas turmas de Assistentes Administrativos, Mecânico Geral, Eletricista Geral e Mecânico de Autos.

 

O Centro mantido pela Prefeitura Municipal formou também 972 alunos nos cursos de curta duração, destinados aos profissionais já atuantes e aos que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho. São 26 cursos de formação iniciada e continuada (FIC) no período noturno, que atendem alunos a partir dos 16 anos de idade.

 

De acordo com o coordenador da ADETEC para a EVT, Pedro Zanquim, a instituiçãoconseguiu ampliar o cadastro e aumentar o atendimento referente aos cursos rápidos. “Aceitamos mais cadastros para o nosso banco de dados. O interessado pode ir ao SENAI e fazer sua inscrição para os cursos rotativos. Existem vagas, e para formar mais turmas precisamos de um estoque de cadastro de pessoas que almejam qualificação”, explica.

 

A partir de 2013 a ADETEC, também em convênio com a Prefeitura Municipal, está trabalhando a implantação e estruturação de uma área de inovação tecnológica para Lins e região. Agentes de inovação foram contratados e treinados para executar ações voltadas para o desenvolvimento de ferramentas específicas de gestão da inovação, proporcionando às empresas e pessoas, capacitação profissional, cursos, palestras, seminários e apoio para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos inovadores, conhecidos como “startups”.

 

Sobre o assunto, foram prestadas 362 horas de consultorias no atendimento a empresários incubados / associados e na construção de base organizacional para incremento das atividades de inovação tecnológica na ADETEC.

 

Assim, foi desenvolvida uma pesquisa para identificar as potencialidades que impactam o fomento de microempreendimentos de base tecnológica em Lins e região. Este estudo inicial envolveu equipe de 10 profissionais, entre gestores, agentes e analista, com 250 horas de trabalho dedicada ao levantamento.

 

A pesquisa permitiu, também a formação de um banco de dados para apoio a um estudo mais amplo, o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE, que definirá melhor os focos de atuação e a amplitude das atividades de gestão da inovação em nosso município. Recursos para o EVTE estão sendo pleiteados junto ao Governo do Estado de São Paulo, que já aprovou o Protocolo de Intenções para realização do trabalho.

 

Foi, também, desenvolvido um portal da ADETEC na Internet, cujo conteúdo disponibiliza informações sobre a instituição, notícias e eventos sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação, oportunidades de empregos e estágios, dados socioeconômicos sobre Lins e região, com destaque para as oportunidades diferenciadas de investimento na cidade.

 

O portal, com lançamento realizado no dia 12 de março de 2014, é uma poderosa ferramenta para aproximar futuros associados da ADETEC, bem como de investidores em geral, oferecendo serviços de utilidade para empresários, para instituições de ensino e para toda a sociedade.

 

Para André Fassa, Presidente da ADETEC, “O ano de 2013 foi extremamente produtivo. Além de todas as realizações já apontadas, tivemos o fato inédito de inscrever 3 projetos de pesquisa no CNPq pleiteando recursos, bem como a habilitação da Agência no Sistema de Convênios do Governo Federal. Isso nunca ocorreu antes e será fundamental para o futuro da ADETEC, pois proporcionará oportunidades para realização de projetos em parceria com a União contribuindo assim para as ações de empreendedorismo e de inovação em benefício do desenvolvimento da região de Lins.”

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101