Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento

Data da publicação 18/12/2013



Que o empreendedorismo tem se destacado como uma das mais relevantes, eficientes, eficazes e efetivas alavancas do desenvolvimento pessoal, organizacional e social é algo inquestionável. Diariamente, pode-se deparar com alguma coisa a respeito, seja em forma de artigo, livro, reportagem... Associa-se o empreendedorismo a um espírito inovador, criativo, que é capaz de ver algo diferente naquela mesma realidade olhada por todos. O fisiologista húngaro e Nobel de fisiologia/medicina em 1973, Szent-Gyorgyi, já afirmara: “A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou.”

 

Por isso o empreendedorismo pode ser considerado comparativamente com a descoberta: empreender é identificar um “vácuo” mercadológico que deve ser preenchido, explorado, de tal forma que consiga atender a uma demanda não totalmente satisfeita. É olhar para o mundo e enxergar, nele, oportunidades! E esse modo de enxergar, diria Bel Pesce, não tem nada a ver com idade, com posição social, com hierarquias organizacionais... Tem a ver com a disposição da pessoa.

Schumpeter em 1934 já preconizava que o Empreendedor é o agente do processo de destruição criativa. É o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o desenvolvimento do país, criando novos produtos, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros.

 

Todavia, muitas pessoas requerem um auxílio, um apoio técnico para conseguirem empreender, para conseguirem colocar em ação aquele seu projeto, precisam de um impulso para startar, para iniciar, para criar sua “startup”. Esse auxílio, cada vez mais, também, pode ser disponibilizado por instituições aceleradoras de desenvolvimento, promotoras de inovação.

 

Lins tem o privilégio de sediar uma das mais premiadas instituições desse perfil: a Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – ADETEC – que incorpora a Incubadora de Empresas de Lins e mantém parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas de reconhecida expertise tecnológica e inovadora, de pesquisa e desenvolvimento. Mantém, igualmente, parcerias com pessoas de renomada competência, referências em suas áreas de atuação. Atualmente está estruturando o Centro de Inovaçao Tecnológica para Lins e região, ou seja, a ADETEC está criando uma interação entre capital, conhecimento, espírito empreendedor e um ambiente apropriado para que a inovação brote.

 

Nos últimos anos, a ADETEC tem participado, pore meiode seus agentes de inovação, gerentes, diretores e presidente, de fóruns, eventos variados, congressos, cursos, seminários... E tem, por seu turno, proporcionado, a empresas e pessoas do município e região, capacitações diversas, cursos, palestras, seminários, além de total apoio para o fomento e desenvolvimento de microempreendimentos.

 

A Diretoria eleita em setembro de 2013, definiu algumas metas que eram prioritárias para o desenvolvimento dos trabalhos da ADETEC, por exemplo, o desenvolvimento do EVTE – Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para a implantação de uma incubadora de base tecnológica e além de entender melhor o potencial que temos em Lins para investimento e desenvolvimento, além de possibilitar a indução da vocação de Lins e região. Esse estudo está em fase de elaboração do pré-EVTE, estudo que vai embasar o EVTE que será realizado em 2014.

 

Em Dezembro a Diretoria apresentará o novo Portal da ADETEC, ferramenta que será utilizado como forma de relacionamento com os Associados e Parceiros da agência. Nesse portal os empreendedores, instituições ensino, ciência e pesquisa, investidores e os agentes públicos, terão informações privilegiadas de Lins e região, para que possam conhecer melhor os nossos potenciais.

 

Assim a ADETEC busca aumentar a conscientização e a valorização de iniciativas de promoção de ambientes que estimulam o empreendedorismo, a inovação e, o desenvolvimento regional.

 

André Fassa

Presidente da Adetec, Coordenador do Curso de Marketing da Unilins, Professor Universitário, Consultor, Palestrante e Escritor.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101