13 Coisas Incríveis da Campus Party 2015

Data da publicação 24/02/2015



1 - Oportunidade incrível de networking

 

Com mais de 100 mil participantes durante todos os dias de evento, você pode pensar a oportunidade imbatível de fazer networking, conhecer pessoas de todos os estados e até de outros países.  A cada minuto era possível ver  um aperto de mão, um puxando assunto com o outro, valorizando muito o networking.

 

A Campus Party é um lugar incrível para fazer novos contatos, agilizar um projeto, conseguir aquele programador para sua startup ou simplesmente fazer um novo amigo. O networking é quase uma regra. Não tem como sair do evento sem ter adicionado pelos menos uma pessoa no Facebook!

 

2 - A Campus mais empreendedora de todas

 

 

De todos os participantes que conversamos e que participaram de outras Campus Party, a mesma percepção foi dita por todos “Essa é a Campus mais Empreendedora em que participei”. E realmente, em cada palco independente do tema havia um palestrante que falava sobre empreendedorismo, e claro uma área apenas para as startups “Startup and Makers” onde havia treinamentos, mentores, um espaço para as startups selecionadas e um palco fantástico para falar sobre o assunto. Além disso haviam várias equipes trabalhando em projetos desde robótica até a criação de novos softwares para empresas. Várias empresas como o Sebrae, Intel, Associação Brasileira de Startups estimularam muito o empreendedorismo na Campus.

 

Essa sem dúvidas foi a Campus Party mais empreendedora da história. Conforme dito no encerramento do evento, o crescimento de empreendedorismo e startups na programação aconteceu de forma natural, já que a proposta da Campus tem em seu DNA a tecnologia e internet.

 

3 - Na zoeira rola também um networking

 

 

Imagine no meio da madrugada pessoas correndo com as suas cadeiras na cabeça? Imaginou? Isso ocorreu na campus party. Confira o vídeo :

 

O ser humano se relaciona facilmente em dois momentos: em momentos trágicos e na alegria. E nada como conhecer pessoas e fazer amigos naqueles momentos de pura zoeira que só a Campus Party pode oferecer. Sair correndo atrás de um desconhecido por conta de um brinde? Participar de um novo meme ao fazer seu prato no catering? Responder ao chamado oficial da Campus lá do outro lado do pavilhão (ooooOO)? Andar em fila indiana com uma cadeira na cabeça e gritar palavras de ordem? Sim, a garantia de novas amizades é certa!

 

4 - Muitas tribos se misturam e se respeitam. Aqui se encontra de tudo..

 

Um lugar com várias pessoas é claro, você encontrarápessoas de vários estilos diferentes. Na Campus Party isso não édiferente, você encontra desde uma tribo de gamers, rockeiros e empreendedores, e mesmo a diferença TODOS SE RESPEITAM. E o mais legal disso, eles buscam se enturmar e conhecer os interesses em comum.

 

Jogadores de LoL, dançarinos do Just Dance, viciados em séries, programadores, hackers, ativistas, web celebridades, “gente normal”, empreendedores, djs, e mais uma gama de tipos oriundos da web convivem pacificamente, sem preconceitos, sem brigas, e todos compartilhando daquilo que move a Campus: a nerdice extrema!

 

 

5 - Autenticidade das pessoas..

 

O poder de ser você mesmo sem preconceitos e julgamentos torna a Campus Party um grande diversidade de inovação. Graças a liberdade e a mentalidade aberta de todos participantes ocorre a criatividade.

 

A Campus Party é o lugar para você ser o que você é sem se preocupar com esteriótipos, julgamentos e preconceitos. Quer andar fantasiado? Tranquilo! Quer brincar de mãe-da-rua durante a madrugada? Tá liberado! Quer sentar no chão e jogar RPG? Tá susse! Deu frio? Pode usar sua toca da pokebola! A diversão é liberada!

 

6 - Fácil acesso aos palestrantes

 

 

Um magistral (como são chamados os palestrantes de renome) acabou de terminar uma palestra. Ele vai descer do palco e…você vai lá trocar uma ideia! Simples assim. Obviamente haverá uma fila, mas ele estará lá, a disposição para uma selfie, ouvir seus projetos e lhe dar conselhos. Sem estrelismos!

 

7 - oooooooooooOOOOOOOO

 

A Campus Party tem um grito de chamado muito peculiar. Se você não conhece, será dificil de entender. É um meio de comunicação dos campuseiros. Está muito silencio? Basta soltar o grito que alguém certamente (mesmo que do outro lado do pavilhão) vai ouvir e responder, criando uma onda de ooooooOOOOOO’s. No mínimo, vai te arrancar aquela risadinha de canto.

 

8 - Marcas em comunicação com o público jovem

 

 

O uso das redes sociais (principalmente o Twitter) é um dos principais meios de comunicação entre as marcas presentes no evento e os campuseiros. E qual a moeda de troca para esse lindo relacionamento? Os brindes! Crie uma promoção ou sorteio e veja a torrente de pessoas correndo pelo pavilhão para participar na esperança de ganhar o brinde. Uma toalha? Uma camiseta? Um fone? Não importa, o que vale é a diversão!

 

9  - A Campus é feita pelos campuseiros

 

Liberdade. Imagine ter o poder de criar a sua palestra durante a madrugada do evento. É fã de Star Wars e quer reunir quem ama Star Wars como você? Monte a sua palestra e reuna os fãs!

 

É claro que existe uma programação. Mas a Campus também é feita pelos campuseiros. Flashmobs, memes, conteúdos da comunidade após as palestras programadas e muita diversão são criadas pelos próprios participantes do evento, garantindo uma certa originalidade e aquele sentimento de co-criação. Toda Campus leva um pedaço de você.

 

 

10 - A Campus é a personificação da internet

 

A Campus Party é a internet em pessoa. Seja através das webcelebridades presentes no evento, seja através do encontro de amigos que só se conhecem pela internet, seja por conta da programação do evento (em que você sempre perderá alguma coisa importante) ou por conta do barulho gerado por tudo isso ao mesmo tempo. É como o filme Tron, de repente, você estádentro da internet!

 

11 - Você vai perder algo importante

 

Não tem como: fatalmente você vai perder algo extremamente interessante. A programação insana da Campus Party fará você tomar decisões drásticas: assistir a final do campeonato de briga de robôs versus assistir a uma palestra de um astronauta!

 

E tudo isso através de oito, sim OITO palcos acontecendo simultaneamente com mais de 700 horas de conteúdo. Uma pessoa normal levaria meses para processar toda essa informação.

 

12 - Diversidade Cultural

 

A Campus é como um arquivo zip do Brasil. Em uma semana, cerca de 8 mil campuseiros de todas as partes do país se concentram em um único lugar. E isso é demais! Almoce com um carioca, durma numa barraca ao lado da barraca de um baiano, espere numa fila atrás de um paulista, e tome um café com um gaúcho.

 

O que você pode aprender com cada um é incrível, e o mais legal de conhecer pessoas de todo Brasil, cada um tem algo legal para te ensinar. Imagine conhecer um pouco mais sobre o nordeste com alguém que more lá?  Afim de aprender a fazer um churrasco gaúcho? Pergunte!

 

13 - Você mostra suas habilidades

 

Sabe dançar? Ligue uma música e dance no kinect! Sabe programar? Participe de um hackathon! Sabe construir um robô? Senta no chão e mostre pra galera! Manja de fazer casemods? Leve o seu! Sabe os paranauêde cosplay? Vá a caráter! Aqui tem espaço pra todo mundo mostrar seus talentos, e quem sabe, ganhar algum campeonato e levar um prêmio pra casa!

--

Autores:

Edivaldo Campos

Edivaldo busca a inovação a cada dia. Se considera uma pequena gota no oceano de possibilidades. Acredita que o empreendedorismo social é o que irá transformar totalmente o mundo em lugar melhor para viver. É apaixonado por pessoas e tecnologia. Sabe que de alguma forma tudo um dia irá se ligar e fazer sentido. É Presidente do Rotaract Club de Lins, onde faz projetos para a comunidade local e é Agente de Inovação na Agência de Desenvolvimento Economico e Tecnológico de Lins, onde trabalha com o desenvolvimento econômico da região de Lins. É especialista em Marketing Digital e ama vendas. www.adetec.org

 

Thiago Melo

Thiago é curitibano, formado em Administração pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Além disso é desenvolvedor e empreendedor por essência. Dentre seus principais projetos, se destaca a~onda, uma iniciativa cujo o objetivo éintegrar desenvolvedores de Maringá, no Paraná, através de três pilares básicos: share, learn e code. Para saber mais sobre o projeto, acessewww.aonda.net.

 

 

 

 

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101