Interiorização do Desenvolvimento

Data da publicação 07/07/2015



Muita gente compartilha da mesma ideia. São pessoas que já se cansaram, ou não se adaptaram, ou simplesmente não querem viver uma vida atribulada nos grandes centros, que inegavelmente têm os seus atrativos, mas que não têm mais espaço para os seus milhões de moradores. Não têm mais espaço, não têm mais água e não têm mais nenhuma paciência a oferecer.

 

Por isto a ideia do Caipira Valley, uma referência ao vale que tem silício e aos moradores do interior do Brasil, lugares que também têm silício; moradores de planaltos, planícies e depressões, chamados de caipiras, capiaus, matutos ou caboclos.

 

Caipira Valley está nascendo para ser um canal de expressão das pessoas que querem interiorizar o desenvolvimento no Brasil.

 

 

A intenção é acolher todos que tenham alguma coisa a dizer sobre o assunto. Todos os que querem ver sua região atrair investimentos sustentáveis, atrair empreendedores comprometidos com honestidade dos objetivos de seus negócios e com a qualidade de vida dos que os cercam.

 

Caipira é reflexo da existência de vários grupos em nossa região que vêm discutindo a questão da interiorização do desenvolvimento. Nasce como consequência desse movimento desejado de capital, tratando-se, portanto, de identificação de uma aspiraçãocoletiva, que pretende adotar o rumo que vier a ser dado pelos componentes que se somarem a ele.

 

Para tanto já tínhamos desenvolvido, mas ainda não lançado, um blog com a intenção de divulgar informações sobre startups e qualidade devida, procurando relacioná-los à vida em nossa região, o interior mais distante da capital São Paulo. Queremos chamar a atenção do capital privado, mas também dos órgãos públicos, como o Desenvolve São Paulo, que incentiva os negócios a se fixarem perto dos seus consumidores, ou de seus fornecedores, ou seja: perto da capital.

 

O que parece um raciocínio lógico, de bom senso econômico, tem contribuído, cada vez mais para essa concentração ilógica de pessoas. Queremos fazer diferente; queremos que a qualidade social tenha o mesmo peso da busca de equilíbrio entre receitas e custos; que uma necessidade não exclua a outra. É fácil enxergar que objetivo de qualquer empreendimento comercial é o lucro, mas ele é feito por pessoas e, por isto, deve sempre buscar alternativas que possam melhorar o mundo em que vivem as pessoas.

 

O Blog do Caipira Valley é apenas uma ideia inicial; uma ideia a ser moldada por quem foca o mesmo tipo de mudança. Por isto, estamos solicitando a todos que queiram, dentro da proposta aqui rascunhada, que divulguem seus argumentos no blog, contribuindo assim com o fortalecimento da ideia de interiorização do desenvolvimento.

 

Contamos com a colaboração e as críticas de todos os interessados.

 

Link para o blog: caipiravalley.com.br

 

Os Caipiras de Lins (SP)

André Fassa

Edivaldo Campos Junior

Lucas Whiather

Valter Dal Bello

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101