Aperte o botão

Data da publicação 19/01/2017



 

Se a tendência é o “pensar FORA da caixa”, muitas vezes nos vemos na obrigação de superar expectativas, desbravar fronteiras. Pelo menos, essas são as premissas mais ditas pelas pessoas com quem estive nos últimos dias!

 

 Na palestra interativa que promovemos no último dia 12 de janeiro aqui no auditório da Adetec, ministrada pela coach Elomar Fontes com o título: Pensar DENTRO da caixa, os participantes puderam refletir sobre o tema em diversos momentos. Por exemplo: Qual é a sua própria caixa? Quais são as caixas dos colegas participantes que estavam ali? As caixas citadas foram diversas e substanciosas. E cada um de nós traz consigo diversas caixas, sejam no nosso trabalho, sejam na nossa família ou nos nossos estudos, ou na nossa forma de pensar sobre determinado assunto.

 

 Pensar em atuar “fora da caixa” é um ato evolutivo, pois para andar com duas pernas o homem precisou querer erguer-se para ter outro ponto de visão. Saiu da caixa. E, evolutivamente, temos exemplos demais! Quando se trata de negócios, temos os emblemáticos frutos do Vale do Silício e o desejo de tantos jovens pela ideia que fará milhões! Pensar fora da caixa nos leva a perceber detalhes antes nem imaginados. Nos torna especiais e nos sentimos os “Einsteins” da vida cotidiana.

 

 Mas, ao que tudo indica, ao passo que existe o “fora”, logo, existe o “dentro da caixa”! O cotidiano, a rotina, os processos. Mecanismos que não estão na “moda”. O intraempreendedorismo e mesmo o empreender no que simplesmente já existe e pode melhorar.

 

 E, neste ponto, concluo o que já nos parece óbvio! Alguns são Einsteins, outros são Silva. Tanto uns e outros têm sua importância! O que muda mesmo é o pensar (dentro ou fora) e agir!

 

 

 

Selecionei as seguintes leituras/vídeos sobre o assunto:

 

Tags:  inovação, empreendedorismo, ação, observação, indicadores

http://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/08/empresario-defende-em-livro-pensar-dentro-da-caixa.html

 

Tags:  criatividade, repertório, reflexão

http://www.unplanned.com.br/posts/chega-de-pensar-fora-da-caixa

 

Tags:  inovação, técnicas, templates, transformação

https://www.youtube.com/watch?v=0I_WbMqrxFA

 

Tags:  motivação, reflexão, olhares diversos

https://www.youtube.com/watch?v=rUWgPsW-294

Ana Luísa Cacciolari do Amaral

Graduada em Design Gráfico pela UNESP/Bauru.

Empreendedora, atuante no segmento de moda e design de interiores.

Membro da equipe da ADETEC.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101