Nova Reunião do GADE – Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico

Data da publicação 25/07/2016



No último dia 18 de julho tivemos mais um encontro do GADE – Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, um projeto voltado para o fortalecimento da rede de contatos entre poder público, instituições de ensino, empresas e suas associações representativas. O movimento é coordenado pela ADETEC, Associação dos Contabilistas, SINCOMÉRCIO e Associação Comercial.

 

Neste último encontro houve a participação especial de uma comitiva de professores e alunos da “Universidade Autónoma San Francisco de Arequipa”, do Peru, que estão em Lins para promover um intercâmbio acadêmico.

 

 

Após a recepção aos peruanos, que também acompanharam toda a reunião,  o sr. Paulo César Lopes,o Paulinho do Bom Viver, atual  Presidente da ACELINS – Associação Comercial e Empresarial de Lins,  falou um pouco da atuação da entidade no comércio atualmente e discorreu sobre algumas atividades propostas para os próximos meses, como campanhas e serviços, com ênfase para realização do Feirão na ABCEL, que este ano vem remodelado para enfrentar a crise.

 

Em seguida se apresentaram o dr. Roberto Perche de Menezes e sua esposa Priscila, proprietários do Only Happy – Praça de Alimentação e Eventos, e que tiveram a gentileza de receber todos os presentes, além de oferecer, ao final, um bufê muito variado. Eles contaram um pouco da trajetória do negócio e expuseram suas  ideias para ampliar as opções de alimentação em Lins e região. Todos ficaram muito impressionados com o tamanho do espaço e muitos elogiaram a ousadia comercial do médico.

 

Em seguida apresentou-se o sr. Fabiano da Silva, Gerente da Cabonnet em Lins. Ele falou sobre a empresa e o que a motivou a migrar seu negócio do centro de Lins para um bairro e  o quanto esta mudança oportunizou melhorias no atendimento. Enfatizou que o principal motivo da mudança está relacionado aos custos de instalação, principalmente aluguel, e destacou que a nova localização descortinou um novo nicho de mercado: as pessoas do bairro, que não se sentiam bem atendidas no centro.

 

 

Encerradas as apresentações, iniciou-se a discussão da temática proposta para a reunião: o momento do comércio em Lins e a migração dos negócios do centro comercial para os bairros. Muitas hipóteses foram levantadas, explicações e sugestões apresentadas, discutidas a competência e a responsabilidade do poder público e da iniciativa privada sobre o assunto.

 

Muitos problemas e transferências de responsabilidades levaram os presentes à conclusão de que a responsabilidade é de todos e  algumas ações foram sugeridas, devendo ser encaminhadas aos foruns competentes.

 

O Prefeito Edgar de Souza sugeriu a realização de uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor linense e exortou as entidades e universidades a se organizarem para a tarefa.

 

Por fim veio o Happy Hour para reduzir eventuais vontades superdimensionadas. O momento de descontração foi muito ampliado pela generosidade dos proprietários do Only Happy.

 

Somos muito gratos, Roberto e Priscila.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101