Curso de Produção Artesanal de Cerveja é Realizado no Unisalesiano

Data da publicação 10/05/2016



 

O Químico e professor da Eng. Agronômica do Unisalesiano de Lins, Olayr Modesto Junior, proferiu curso de Produção Artesanal de Cerveja no dia 30 de abril, nas dependências do Laboratório do referido curso. Cerca de dez participantes, entre alunos da Agronomia e alunos de Gastronomia da FAIP de Marília, estiveram presentes e aprenderam a técnica artesanal de produção de cerveja.

 


Neste curso, Olayr Modesto Jr. abordou de forma clara, objetiva e totalmente prática, todas as etapas necessárias para a confecção da cerveja, a qual teve como principal cereal, a cevada. Para fazer cerveja, seguindo os princípios da lei de pureza alemã (Reinheitsgebot) só seriam necessários quatro ingredientes: Água, Malte, Lúpulo e Fermento, entretanto, as combinações possíveis destes elementos pode-se obter grande diversidade de cervejas com cores, sabores e aromas tão distintos.

 


Cada um dos ingredientes apresenta diversas variedades e pode ser dosado em diferentes quantidades. Além disso, no processo o tempo e a forma como eles são adicionados também modifica o resultado. Por isso, fazer cerveja muitas vezes se aproxima mais de uma arte do que de uma ciência. Pode-se padronizar a produção, mas quanto maior a padronização, maior atenção se deverá dar a qualidade dos ingredientes, ao processo de fabricação e aos equipamentos.

 


Por fim, o curso rendeu cerca de dez litros de cerveja que encontram-se ainda no laboratório em processo de fermentação, depois passará por gaseificação e engarrafamento, sendo que cada participante poderá degustar sua cerveja, por ele mesmo produzida.

 

Eng. Agr. Hemerson Calgaro
Coord. do Curso de Eng. Agronômica
UniSalesiano de Lins

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101