GADE Promove Encontro de Empresários com Representante da Câmara de Comércio Brasil China

Data da publicação 16/03/2016



O encontro ocorreu nas instalações do prédio da empresa Vidraçaria Colorado, dia 25 de fevereiro.

 

O GADE (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico de Lins) tem como função manter o canal aberto de comunicação constante entre empreendedores, instituições e serviços públicos, além de criar estratégias de discussão com a comunidade.

 

Participaram cerca de 70 empresários de Lins, Guaiçara e Promissão, o prefeito Edgar de Souza, vice Rogério Barros, representantes do Sindicato dos Contabilistas, Sindicato Rural, Sincomércio, Associação Comercial, ADETEC e Incubadora de Empresas.

 

 

Na pauta do encontro a proprietária, Elda do Amaral, deu as boas-vindas e falou sobre a história da empresa, que nasceu em Lins há 27 anos. Falou sobre as dificuldades enfrentadas no período e também contou sua história de sucesso. O grupo colorado possui três empresas em Lins.

 

Pedro Rito, analista de projetos internacionais da Câmara de indústria e Comércio Brasil-China, apresentou os interesses e ações da instituição.
A Câmara Brasil-China (CCIBC) é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1986 em São Paulo. Criada a partir do pedido do ex vice primeiro ministro da China, Sr. Wu Xueqian. É a única instituição legitimada pelo Conselho Chinês para promoção do Comércio Internacional entre os dois países.

 

Tem por objetivo desenvolver parcerias estratégicas, intercambio cultural e comércio.

 

 

Segundo Pedro, a China é um gigante e os chineses são altamente competitivos. “Sempre estão em busca de aperfeiçoar. Eles não querem concorrentes, querem parcerias. Eles apreciam a proximidade e aconselhamos visitar as feiras da China para avaliação técnica de produtos e ampliar possibilidades”, incentiva.

 

Esclarece ainda que a Câmara tem a função assessorar as negociações, oferecer contatos confiáveis, que já fazem parte e apresentar novas oportunidades de negócios.

 

A quem deseja viajar e participar de feiras de negócios, a Câmara disponibiliza preparação, condução das delegações brasileiras à China, organização de encontros entre delegações, orientação de como conduzir os negócios, como lidar como as leis e regulações em vigor em ambos os países.

 

Ao fim da reunião o prefeito e vice agradeceram aos participantes e organizadores pela ação.

 

Ambos anunciaram novidades para este ano: a Expolins, em outubro, incluirá em sua programação uma Feira de Pequeno e Médio Produtor Rural, que movimentará o evento durante o dia; a probabilidade de Lins fechar parceria com uma cidade chinesa, como cidade irmã, a fim de projetar negócios; possibilidade de aprovação de projetos para doação de áreas para construção de empresas, já enviados à Câmara Municipal de Lins.

Marcelo Gomes

Formado em Jornalismo e Comunicação Social. Atualmente presta serviços à Incubadora de Empresas.

ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Rua Floriano Peixoto, 1093, Centro - CEP 16400 101